terça-feira, 22 de outubro de 2019

19. SHERFAN BEN DAOUD AL HADDAD


19. SHERFAN BEN DAOUD AL HADDAD




               SALEM HADDAD, filho de SALIM HADDAD, neto de JOSÉ HADDAD, bisneto de SLEIMAN HADDAD e trineto de NAJEM HADDAD, apresenta um escólio destinado a esclarecer detalhes da família de SHERFAN BEN DAOUD AL HADDAD em dezessete cidades do Líbano: HOURAN, FERZOL, BASKINTA, KINSHARA, BTEGHRINE, TRIPOLI, GHAZZER, KESERWAN, BAROUK, DEIR MIMESS, IBEL, SAKI, AYTA FAKHAR, SHOUIFET, BEITSHABEB, ALEY e SOUK EL-GHARB.

                  SALEM HADDAD assevera que a gênese moderna da família HADDAD tem exórdio na região histórica da cidade de HOURAN.
                  
                  De acordo com Wikipédia, HOURAN teve seu nome mudado em 1956 para DARAA. DARAA também é grafada DERAA, DARA ou DARA’Â ("fortaleza"), é uma cidade no sudoeste da Síria, próxima das fronteiras com a Jordânia, Líbano e Israel.

                   Está localizada a cerca de 100 km de Damasco (capital de pais mais antiga do mundo). Tem uma população de 76 419 habitantes (2009).

                   HOURAN é considerada uma das cidades mais antigas da Síria, referida em hieróglifos do tempo de Tutemés III que reinou por 54 anos no Egito entre os anos 1479-1425 a.C.                      Na cidade DARA e arredores ainda existem algumas importantes ruínas romanas bem como monumentos das eras omíada (califado islâmico no século VII - 661-692), e aiúbida (dinastia muçulmana entre os séculos XII e XIII, região das atuais Síria e Egito). Dara foi centro comercial e de passagem de caravanas da região histórica de HOURAN.

LOCALIZAÇÃO DE DARAA


                No virar do século XIX para o século XX DARA tornou-se uma importante estação ferroviária do caminho de ferro Damasco-Amã-Meca. Em 1918 foi ocupada pelas tropas britânicas e depois cedida a França. Atualmente é ponto de paragem habitual de viajantes na autoestrada Damasco-Amã.

                Prosseguindo com seu relato, SALEM HADDAD afirma que o Patriarca SHERFAN BEN DAOUD AL HADDAD se estabeleceu definitivamente no Líbano em meados do século XVI, especificamente na cidade de FERZOL a leste de ZAHLE com seus 7 filhos :DAOUD, SLEIMAN, MISHRIF, SHAHEEN, ISSA, ABS e DARWISH.



                          De acordo com SALEM HADDAD a família de AL HADDAD foi forçada a deixar a cidade de FERZOL por motivos políticos. Assim, continua SALEM HADDAD, os HADDAD se mudaram para a cidade de BASKINTA. 


                      Em BASKINTA, a casa era pequena e não suportava a quantidade de HADDAD. A solução para o caso foi separar os HADDAD para formarem dois TIMES:

                    Os HADDAD DAOUD, MISHRIF, SHAHEEN e ISSA, permaneceram em BASKINTA e alguns de seus descendentes se mudaram para as cidades de KINSHARA e BTEGHRINE. 


                        Os HADDAD SLEIMAN, ABS e DARWISH foram para a cidade de AMYOUN e parte de seus descendentes se estabeleceram nas cidades de TRIPOLI, GHAZZER, KESERWAN e BAROUK.




                        Finalizando seu relato, SALEM HADDAD afirma que gradualmente, a família HADDAD tornou-se a mais conhecida em todo o território do Líbano, sendo também encontrada nas cidades de DEIR MIMESS, IBEL, SAKI, AYTA FAKHAR e muitas aldeias do sul, tais como SHOUIFET, BEIT SHABEB, ALEY, SOUK EL- GHARB, dentre outras. 



                   SALEM HADDAD menciona brilhantemente cidades núcleos, aldeias, e nomes de oito personagens. Entretanto, não faz menção a cidade origem e aos ancestres de SHERFAN BEN DAOUD AL HADDAD, tampouco, aos descendentes dos seus filhos, a datação e as fontes de referências. Talvez, seja uma elegante estratégia pessoal para incentivar outras pesquisas.  



HADDAD É HADDAD!




Nenhum comentário:

Postar um comentário