sexta-feira, 10 de julho de 2015

3.TRONCO DA ÁRVORE GENEALÓGICA HADDAD's EM MANAUS-AM

2. HADDAD’S MANAUS NO AMAZONAS

         Segundo os fatos narrados por OMAR HADDAD,o primeiro HADDAD amazonense, emigraram para o AMAZONAS em períodos distintos, o casal ALEXANDRE CHEHIM HADDAD/MARIA KARAM HADDAD, KARAM GEORGE KARAM, também FELIPE JORGE KARAM, TAMER GEORGE KARAM, JOSÉ HADDAD, AMIN HADDAD e as famílias ABRAHIM, MUSSA e TUMA. Com exceção de AMIN HADDAD, os demais HADDAD, e os KARAM residiram em Codajás-AM e posteriormente, inclusive com AMIN HADDAD, residiram juntos em uma casa sito na Rua Miranda Leão de propriedade de TAMER GEORGE KARAM em MANAUS.


.
Dos ancestres HADDAD e KARAM mencionados, estão catalogados 378 descendentesaté o ano de 2019:

AMIN HADDAD
 269 DESCENDENTES
ALEXANDRE HADDAD
     7 DESCENDENTES
JOSÉ HADDAD
   65 DESCENDENTES
FELIPE GEORGE KARAM
   11 DESCENDENTES
TAMER GEORGE KARAM
   26 DESCENDENTES


Oficialmente, a emigração libanesa para o Brasil começou em 1880, quatro anos após o Imperador Dom Pedro II ter visitado o Líbano(1876). A situação no Líbano, naquela época, influenciou muito na emigração dos libaneses. Os motivos políticos, econômicos e religiosos, foram fundamentais para êxodo ao Brasil. (MANUEL 1964).


 Codajás-AM. Fonte:Wikimapia.org.


       Codajás, fundado quinta-feira 05/08/1875, 144 anos em 2019, é um município do estado do AMAZONAS. É também conhecido como “Terra do Açaí no Amazonas”. Codajás foi um município com expressiva participação na produção da borracha. Fonte: Wikipédia.

      A distância de condução Codajáse MANAUSé de 317km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 33 h. A distância em linha reta é de 240 km.

O município possui, nos tempos da seca (agosto a janeiro), grandes praias ao longo do RIO SOLIMÕES. São realizadas no município vários tipos de festas, porém as que mais se destacam são as festividades religiosas e culturais. No período dos festejos juninos há apresentação de grupos folclóricos, como boi-bumbá, quadrilha, dança dos nativos, etc. Fonte: Wikipédia.

 Localização de Codajás. Fonte: Wikipédia.

                    Codajás foi o primeiro destino da emigração dos pioneiros HADDAD e KARAM.

Conforme MANUEL(1980) MANAUS viveu seu apogeu do ciclo da borracha entre 1890 e 1920, gozando de tecnologias que outras cidades do sul e sudeste do Brasil ainda não possuíam, tais como bondes elétricos, avenidas construídas sobre pântanos aterrados, além de edifícios imponentes e luxuosos, como o requintado TEATRO AMAZONAS (1896) 123 anos em 2019, sito à Avenida Eduardo Ribeiro, centro, MANAUS; o PALÁCIO DO GOVERNO (1911) 108 anos em 2019, sito à rua Sete de Setembro 1.546 centro, MANAUS; o MERCADO MUNICIPAL ADOLPHO LISBOA, conhecido como Mercadão (1883) 136 anos em 2019, sito na rua dos Barés 46, centro MANAUS e o prédio da ALFÂNDEGA (1909) 110 anos em 2019,sito na rua Marquês de Santa Cruz, centro, MANAUS.

            Em 1881 foi importada dos EUA uma estrutura de ponte de ferro para substituir a ponte de madeira que ligava o bairro dos Remédios ao bairro da República(hoje centro histórico de MANAUS). Esta ponte de ferro ficou conhecida pelo nome de Ponte do Aterro ou Ponte dos Remédios. Atendia aos frequentadores da Igreja dos Remédios, principalmente após o incêndio ocorrido no dia 2 de julho de 1850, terça-feira, que destruiu a Igreja Matriz. A Igreja Matriz foi reconstruída e inaugurada quinta-feira dia 15 de agosto de 1878 (141 anos em 2019).
A ponte de ferro ficava localizada em frente à capitania dos portos. Para melhor situar, próximo ao local onde hoje está o edifício Ajuricaba(antigo Hotel Amazonas), entre a Praça Tenreiro Aranha(Tamandaré) e a Rua Miranda Leão.

           A ponte de ferro foi desarmada em 1901 com o aterro e canalização do igarapé.Fonte: Manaus de Antigamente.

PONTE DO ATERRO OU PONTE DOS REMÉDIOS



 Fonte: Manaus de Antigamente.



 Fonte: Manaus de Antigamente.



 Fonte: Manaus de Antigamente


     Essa imagem (1901) em que a ponte de ferro já havia sido desmontada, revela o processo de construção do calçamento da Praça Tenreiro Aranha. Atualmente (2019) está sendo montado o Pavilhão Universal que será implantado em frente, na Praça Adalberto Vale s/n que está sendo revitalizada. 

EM FRENTE À PRAÇA ADALBERTO VALE S/N.

Amin Haddad (ao centro) e Luiz Haddad à direita.
Foto Jonas, maio 2019.

Rua Miranda Leão esquina com a Rua Rocha dos Santos

Foto: Jonas, maio 2019.

ANTIGO HOTEL AMAZONAS (1951-1996) 45 ANOS.

 Fonte: Amazônia e o Mundo.


REFERÊNCIAS:
MANUEL DIEGUES JÚNIOR, Imigração, Urbanização, Industrialização. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, 1964.
MANUEL DIEGUES JÚNIOR. Etnias e Culturas no Brasil. Rio de Janeiro, Biblioteca do Exército Editora, 1980.

RIO AMAZONAS 7025 km

 Fonte: Exame-Abril.com.

RIO NEGRO 1700 km

Fonte: A Crítica.

               O RIO NEGRO é o mais extenso rio de água negra do mundo, e o segundo maior em volume de água — atrás somente do RIO AMAZONAS, o qual ajuda a formar.

O RIO NEGRO é o principal afluente da margem esquerda do RIO AMAZONAS. Nasce na Colômbia, banha três países da América do Sul e percorre cerca de 1700 quilômetros.

ENCONTRO DAS ÁGUAS + de 6 km

Fonte: Anoreg AM.

O RIO NEGRO e o RIO SOLIMÕES, correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km.  Acredita-se que esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas.

O RIO NEGRO corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 28°C, enquanto que o RIO SOLIMÕES corre de4 a 6 km/h a uma temperatura de 22°C. Fonte:

https://www.manaushoteis.tur.br/conheca-manaus/encontro-das-aguas.



Fonte: ScientificAmerican , Edição Especial nº 15, As diferentes faces do infinito. http://www.magiazen.com.brhttp://www.obaricentrodamente.com/2010/09/historia-do

O tronco genealógico da família KARAM, tem origem no casal de libaneses MARCHE HADDAD KARAM(1879*-1927*), 48* anos e GEORGE ASSAF KARAM(1879*-1925*) 46* anos. O casal gerou quatro filhos no Líbano: KARAM GEORGE KARAM, TAMER GEORGE KARAM, BOUTROS KARAM, FUAD KARAM e duas filhas: FARIDI KARAM e RAKHIL KARAM.

               MARCHE HADDAD KARAM foi irmã de ALEXANDRE CHEHIM HADDAD. GEORGE ASSAF KARAM foi irmão de MARIA KARAM HADDAD esposa de ALEXANDRE CHEHIM HADDAD.


              Dos seis filhos gerados pelo casal MARCHE HADDAD KARAM E GEORGE ASSAF KARAM, somente KARAM GEORGE KARAM, também FELIPE CARAM e TAMER GEORGE KARAM emigraram para o Estado do AMAZONAS, inicialmente para Codajás e posteriormente para MANAUS e Fortaleza.

TIME DE MARCHE HADDAD E GEORGE ASSAF KARAM (2019)

KARAM GEORGE KARAM
11 DESCENDENTES-BRASIL
TAMER GEORGE KARAM
26 DESCENDENTES- BRASIL
BOUTROS KARAM
LIBANO
FUAD KARAM
LÍBANO
FARIDI KARAM
LÍBANO
RAKHIL KARAM
LÍBANO


FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TETRANETOS
TOTAL
6
13
20
4
-
43


TIME DE SLEIMAN HADDAD E KAWLA ABOU HANNA QUE NÃO EMIGRARAM PARA O BRASIL (2019)

FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TETRANETOS
TOTAL
6
24
-
-
-
          30

1º FILHO :GEORGE HADDAD
8

NETOS
SAMIR
SAMIRA
GABY
JOSEPH
YVETE
ANDRE
TERESA
        7

2º FILHO :BOUTROS HADDAD – SEM DESCENDENTES
1
PADRE


4º FILHO :NAJEM HADDAD
8

NETOS
NAZIH
FAUZI
NOUHA
SLEIMAN
SIMON
CHAINE
RAIMOND
     7

5º FILHO :EDMOND HADDAD
8

NETOS
SAMI
LEIA
MOUNIR
MARI
SALEM
FADIA
FADI
          7

6º FILHO :MUNTAHA HADDAD
4

NETOS
LUARE
THERESSA
ISSA




        3




HADDAD É HADDAD!

MUITOS MÉRITOS PARA TODOS!









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário