domingo, 26 de julho de 2015

14.HADDAD É HADDAD !



14.HADDAD É HADDAD!



                Os nomes, na história, nas crenças, nas lendas e na mitologia, possuem muitos elementos comuns entre si e alguns princípios particulares que os diferenciam na grafia e na pronunciação.
 A homonímia do nome HADDAD (דאדדאה) teve sua origem na primitiva civilização do Egito (Gên. 21:21)

                 O nome HADDAD se desenvolveu através dos usos e costumes daquele tempo, século XXI a.C. (2000) *, narrados na Bíblia Hebraica, e segue firme no século XXI d.C. (2019).   


A PARTIDA DE ABRÃO


                 Partiu ABRÃO, como lhe ordenara o Senhor. ABRÃO tinha 75 (setenta e cinco anos) quando saiu de HARÃ. (Gên.12:4), ou de UR dos caldeus (Gên.15:7). SARAI, mulher muito bonita (Gên.12:14), irmã unilateral de ABRÃO por parte de pai (Gên.20:12), o acompanhou.

A partida de Abrão. Fonte Wikipédia.


                Desceu ABRÃO ao Egito (Gên.12:11), e quando se aproximava, quase ao entrar, disse para SARAI: és mulher de formosa aparência, os egípcios quando te virem vão dizer: é mulher dele e me matarão. Dize, pois, que és minha irmã. (Gên.12:11-13). ABRÃO entrou no Egito e SARAI foi levada para o palácio de FARAÓ (Gên.12:14-16). Ao sair do Egito ABRÃO era muito rico (Gên.13:1-2).


FARAÓ E SARAI



Fonte: recurso de evangelismo.       


SARAI, foi a única personagem feminina Bíblica que riu da palavra do Senhor (Gên.18:9-15). Após sair do Egito, tinha uma serva egípcia, cujo nome era HAGAR (Gên. 16:1).              
SARAI, disse para ABRÃO: O Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; possua a minha serva. (Gên. 16:2).




ABRÃO (à direita), SARAI(centro) HAGAR (à esquerda)




Fonte: Sombra do Onipotente.



              Da união estável iniciada entre o varonil ABRÃO aos 85 anos de idade, com a jovem e majestosa egípcia HAGAR, nasceu em Canaã no ano de 1914 a.C.* (3933 anos em 2019), o másculo e magnífico guerreiro ISMAEL, quando era ABRÃO de 86 anos de idade (Gên. 16:16). 



Fonte: A Bíblia.org.



         A união estável entre ABRÃO, também ABRAÃO e HAGAR (Gên.21:5), teve duração mínima de 15 anos.


* Estimativa dos autores.



A LIBERDADE DA MAJESTOSA HAGAR



                Estando HAGAR em estado gravídico de ISMAEL, houve uma altercação entre SARAI e ABRÃO. SARAI alegou que estava sendo afrontada por HAGAR (Gên.16:5). ABRÃO replicou dizendo que SARAI fizesse com HAGAR o que achasse melhor (Gên.16:6). Então, SARAI tanto humilhou HAGAR que esta fugiu de sua presença (Gên.16:6 parte final). Contudo, HAGAR foi achada pelo Anjo do Senhor junto de uma fonte de água no deserto, no caminho de SUR (Gên.16:7).

               O Anjo do Senhor ordenou que HAGAR voltasse e se sujeitasse à SARAI (Gên.16:9).


HAGAR E O ANJO DO SENHOR


Fonte: Warburg


              ABRÃO, continuou sua união estável com HAGAR e orientando seu filho ISMAEL. Entretanto, enquanto jornadeava pelas terras prometidas, era somente acompanhado por SARAI. Em GERAR (Gên.20:2), conquistou o mesmo sucesso da sua passagem pelo EGITO ao dizer a todos que SARAI era sua irmã! 


SARAI, ABRÃO E ABIMELEQUE




Fonte: Portal Eis-me Aqui.


                    Destarte, ABIMELEQUE, rei de GERAR, mandou buscar SARAI e tomou-a para si. (Gên.20:2). Tendo sido revelado a ABIMELEQUE que ele morreria por ter tomado SARAI (Gên.20:3), ele não teve outra alternativa: trouxe ovelhas e bois, servos e servas, deu-os a ABRÃO e devolveu-lhe SARAI, sua mulher (Gên.20:14) e (Gên.21:22-24).

                     O rei ABIMELEQUE mostrou-se satisfeito com SARAI! Contudo, não aprovou o costume de ABRÃO em explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos pessoais, e disse a SARAI. "Estou dando a seu irmão mil peças de prata, para reparar a ofensa feita a você diante de todos os seus; assim todos saberão que você é inocente". (Gên.20:16).

                  ABRÃO teve seu nome mudado por Deus aos 99 anos de idade, quando passou a ser chamado por ABRAÃO (Gên.17:5), nome com duas consoantes e quatro vogais. SARAI, teve seu nome mudado por Deus aos 90 anos de idade, quando começou a ser chamada por SARA. (Gên.17:15).

                   Quando ABRÃAO estava com cem anos de idade nasceu ISAQUE. (Gên. 21:5). 1900 a.C.* (3919 anos em 2019).

                    E disse SARA a ABRAÃO: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com ISAQUE, meu filho. (Gên. 21:10).


                    Esta palavra pareceu muito má aos olhos de ABRAÃO. (Gên. 21:11). Contudo, ABRAÃO se levantou pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a HAGAR, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o másculo ISMAEL e despediu-a. (Gê. 21:14).         

A DESPEDIDA DE HAGAR E ISMAEL


Fonte: Sombra do Onipotente.


SARA (interior da tenda) e ABRAÃO, aos 100 anos de idade, à sua frente, promovendo a liberdade da jovem majestosa HAGAR e do extraordinário ISMAEL com 14 anos de idade.



ISMAEL, cresceu; habitou no deserto e foi flecheiro. (Gên. 21:20).         

HAGAR casou ISMAEL com uma mulher do Egito. (Gên. 21:21). ISMAEL gerou doze filhos. Seu oitavo filho foi chamado de HADADE!
              SARA já havia cessado o costume das mulheres. (Gên. 18:11). SARA viveu cento e vinte e sete anos (Gên. 23:1). ABRAÃO viveu 175 anos (Gên.25:7).

              ABRAÃO casou-se com outra mulher, chamada QUETURA, também CETURA, que lhe deu seis filhos: ZINRÃ, JOCSÃ, MEDÃ, MIDIÃ, ISBAQUE e SUÁ. JOCSÃ gerou SABÁ e DEDÃ; os descendentes de DEDÃ foram os ASSURITAS, os LETUSITAS e os LEUMITAS.

              Os filhos de MIDIÃ foram EFÁ, ÉFER, ENOQUE, ABIDA e ELDA. Todos esses foram descendentes de QUETURA (Gên.25:1-4).

              ABRAÃO deixou tudo o que tinha para ISAQUE (a quem mais amou). Mas para os filhos de suas concubinas deu presentes; e, ainda em vida, enviou-os para longe de ISAQUE, para a terra do Oriente. (Gên. 25:5-6).
             ABRAÃO viveu cento e setenta e cinco anos. Morreu em boa velhice, em idade bem avançada, e foi reunido aos seus antepassados. (Gên.25:7-8). Estima-se que ABRÃAO viveu entre os anos 2000 a.C., e 1825 a.C.



FILHOS DE ISMAEL- NETOS DE ABRÃO E HAGAR (Gên. 25:12-16)


12-Este é o registro da descendência de ISMAEL, o filho de ABRÃO que HAGAR, a serva egípcia de SARAI, deu a ele.
13-São estes os nomes dos filhos de Ismael, alistados por ordem de nascimento: NEBAIOTE, o filho mais velho de Ismael, QUEDAR, ADBEEL, MIBSÃO,
14-MISMÁ, DUMÁ, MASSÁ,
15-
HADADE, TEMÁ, JETUR, NAFIS e QUEDEMÁ.
16-Foram esses os doze filhos de ISMAEL, que se tornaram os líderes de suas tribos; os seus povoados e acampamentos receberam os seus nomes.


REFLEXÕES PONTUAIS


           É cediço que os escólios dos 52 versículos dos 13 capítulos da Bíblia Hebraica até aqui citados nos revelam usos, costumes históricos, e diversos valores válidos, considerados legítimos e dignos de aceitação naquele tempo! A legitimidade e o pundonor se apoiam na tradição e na evolução da humanidade, destarte, o que era permitido naquele tempo, não o é mais atualmente (2019), e vice-versa. Vejamos o contexto:

           i)  Haja vista a incapacidade de satisfazer as suas necessidades humanas de afeto e de dar um filho para ABRÃO, talvez, tenham causado emoções fogosas na jovem e bonita SARAI, contribuindo em geral, para açular a união estável entre ABRÃO e HAGAR.

            ii) Talvez, SARAI, mulher bonita e jovem, inconscientemente, quisesse continuar cuidando e protegendo ABRÃO na qualidade de sua irmã paterna (Gên.20:12-13), ou retribuir nas circunstâncias adequadas, os fatos ocorridos e narrados em (Gên. 12:14-20), e em (Gên. 20:2).

ABRÃO ACONSELHANDO SARAI



Aquarela de James Tissot feita entre os anos de 1896 a 1902. Fonte: Wikipédia.



              iii)  SARAI, mulher bonita e jovem, talvez, tenha rompido o vínculo familiar, para suspender por algum tempo a fastigiosa relação conjugal com o seu irmão unilateral ABRÃO.
                 iv)  Para satisfazer suas necessidades humanas de auto estima e de autorrealização, SARAI, alegou motivos de ciúmes e de divisão de bens. É cediço que tais motivos advieram do comportamento bígamo notório do varonil ABRÃO.
           v) SARAI também não tinha a pretensão de condescender a divisão dos aquestos conseguidos unilateralmente e notoriamente, junto ao FARAÓ no Egito (Gên.12:16); (Gên.12:20) e (Gên.13:1-2), tampouco com o rei ABIMELEQUE em Gerar (Gên.20:2) e (Gên.20:14-16).
           i) ABRÃO, senil, contudo, varonil, ao ouvir a maravilhosa proposta, feita por sua bonita e jovem mulher SARAI (Gên.16:2), talvez tenha sido conduzido a motivar sua imperiosa necessidade humana de rebentar (Gên.16:4), tenha rejuvenescido, tenha aumentado a sua autoestima, e quedando-se em felicidade, tenha refletido com sofreguidão em seus vetustos desejos ardentes.

              ii) Destarte, ABRÃO, com circunspeção no voluptuoso corpo e na notória concentração de beleza na jovem e majestosa HAGAR, não conseguiu manter sua volúpia.  Sem detença, não teve outra alternativa; atendeu efusivamente a proposta de SARAI sua bonita e jovem mulher! (Gên.16:2).

             i) A majestosa e jovem HAGAR, foi primeira mulher a falar com o Anjo do Senhor (Gên.16:7-12), e posteriormente com o próprio Senhor (Gên.16:13). Talvez, tenha concordado a se unir à ABRÃO para atender algumas de suas necessidades humanas: básica, de segurança e de afeto.
           ii)  Mesmo equilibrando suas emoções no contexto social, HAGAR foi expulsa duas vezes do convívio familiar. A primeira por motivo de seu estado gravídico (Gên.16:5-6). A segunda, 15 (quinze) anos depois, por motivos de   ciúmes de e de herança (Gên.21:10-14).

         i) ISMAEL, filho de HAGAR E ABRÃO conseguiu atender suas necessidades humanas em geral! Cresceu com equilíbrio emocional, arrostou e viveu no deserto de Parã. Tornou-se flecheiro, casou-se com uma mulher egípcia com a qual gerou doze filhos (Gên. 21:21), e chamou o seu oitavo filho de HADADE!


          A Bíblia Hebraica foi traduzida para o grego koiné entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria, e ficou conhecida como a Versão dos Setenta (ou Septuaginta). Setenta e dois rabinos trabalharam nela e, segundo a tradição, teriam completado a tradução em setenta e dois dias.



Fonte: Tilsa Brasil Reviews.

Gênesis, o primeiro livro da Bíblia Hebraica, com 50 capítulos e 1533 versículos, conta a história dentre os anos de 2000 -1500 a.C.* Entretanto, não há consenso sobre quando o livro Gênesis foi escrito.


            Em outro giro, a hermenêutica e a exegese modernas nos conduzem para outras reflexões sobre os usos e costumes dos personagens da Bíblia Hebraica, ABRÃO, também ABRAÃO, SARAI, também SARA e HAGAR que viveram no século XXI a.C.*

          1ª   Aristóteles-
Ἀριστοτέλης- filósofo grego (384 a.C.-322 a.C.), que viveu 62 anos de idade, escreveu um conjunto de quatorze livros que após a sua morte, foram organizados por Andrônico de Rodes, filósofo grego (século I a.C.), que deu ao conjunto o título de Metafísica.

          Um dos objetos de investigação de Aristóteles foi o ser humano, em sua unicidade ou seja, o que pode ser afirmado sobre a sua existência e não por causa de algum atributo que tenha.

          Aristóteles chamava seus enunciados de: Filosofia primeira, dos primeiros princípios e da finalidade de tudo o que é, enquanto é.

          Aristóteles também explicou a moldura das emoções inarredáveis, que entre outras podemos destacar:  alegria, tristeza, medo e raiva, humanamente identificadas nos três personagens da Bíblia Hebraica aqui citados.

            2ª   Sigmund Freud, médico neurologista nascido na Áustria no dia 6 de maio de 1856, terça-feira e falecido em Londres, no dia 23 de setembro de 1939, sábado, aos 83 anos de idade, foi o criador da psicanálise através de seu trabalho sobre o aparelho psíquico, ou somente psique.

             Preliminarmente em 1900, o aparelho psíquico foi constituído pelo consciente: decisões lógicas e da realidade; pré-consciente: lembranças que podem-se tornar conscientes; inconsciente: descarga de energia psíquica ou pulsão em pensamentos, sentimentos, emoções, etc.

              Posteriormente, entre os anos de 1920 e 1923 os conceitos do aparelho psíquico foram revistos por Freud para ações e reações conjuntas: o Id (instinto primitivo), Ego (consciência), e Superego (repressor do Id). Este conjunto de ações e reações também são identificados nos personagens da Bíblia Hebraica, citados. 

              3ª     A Hierarquia das Necessidades Humanas,  criada no ano de 1954 pelo psicólogo americano Abraham Harold Maslow, nascido no dia 1 de Abril de 1908, quarta-feira em Nova Iorque e falecido em 8 de Junho de 1970, segunda-feira, na Califórnia, aos 62 anos de idade, define cinco categorias de necessidades humanas:

                Básicas, segurança, afeto, autoestima e autorrealização, que dizem respeito ao ser humano e aos personagens da Bíblia Hebraica aqui citados.    

              Ao estabelecermos conexão entre a Filosofia Primeira do filósofo Aristóteles (século IV a.C.), a Teoria do Aparelho Psíquico do psicanalista Freud (1856-1939), e a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas do psicólogo Maslow (1908-1970), nos foi possível identificar a possibilidade do fator motivacional do conjunto das emoções, necessidades, ações e reações humanas observadas nos três personagens da Bíblia Hebraica: SARAI, SARA, ABRÃO, ABRAÃO e HAGAR em seu contexto e circunstâncias. 

            Compreendemos o comportamento dos três personagens da Bíblia Hebraica fundamentados na ideologia filosófica do aspecto da unicidade do ser humano, nas suas ações e reações, e nas suas necessidades de fome, sede, sono, comunicação, abrigo, sexo, família, autoestima e autorrealização, que em qualquer época e contexto do ser humano, são similitudinárias, causando emoções inarredáveis.

            “Mas que são uns poucos milênios quando computados pelo relógio da eternidade que mede o ritmo do desenvolvimento humano? Tudo o que fazemos, pensamos e criamos baseia-se no vasto alicerce das antigas civilizações” LISSNER (1968).

*Estimativa dos autores.

LISSNER Ivar. Assim Viviam Nossos Antepassados. 5ª Edição 1968. Editora Itatiaia Limitada.



HADDAD É HADDAD!

MUITOS MÉRITOS PARA TODOS!













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