14.HADDAD
É HADDAD!
|
Os nomes, na história, nas crenças, nas lendas e na mitologia, possuem muitos elementos comuns entre si e alguns princípios particulares que os diferenciam na grafia e na pronunciação.
A homonímia do nome HADDAD (דאדדאה) teve sua origem na primitiva civilização do Egito (Gên. 21:21).
O nome HADDAD
se desenvolveu através dos usos e costumes daquele tempo, século XXI a.C.
(2000) *, narrados na Bíblia Hebraica, e segue firme no século XXI d.C. (2019).
A
PARTIDA DE ABRÃO
|
Partiu ABRÃO, como lhe
ordenara o Senhor. ABRÃO tinha 75 (setenta e cinco anos) quando saiu de HARÃ.
(Gên.12:4), ou de UR dos caldeus (Gên.15:7). SARAI, mulher muito bonita
(Gên.12:14), irmã unilateral de ABRÃO por parte de pai (Gên.20:12), o
acompanhou.
A
partida de Abrão. Fonte Wikipédia.
Desceu ABRÃO ao Egito
(Gên.12:11), e quando se aproximava, quase ao entrar, disse para SARAI: és
mulher de formosa aparência, os egípcios quando te virem vão dizer: é mulher
dele e me matarão. Dize, pois, que és minha irmã. (Gên.12:11-13). ABRÃO entrou
no Egito e SARAI foi levada para o palácio de FARAÓ (Gên.12:14-16). Ao sair do
Egito ABRÃO era muito rico (Gên.13:1-2).
FARAÓ
E SARAI
|
Fonte:
recurso de evangelismo.
SARAI, foi a única personagem feminina Bíblica que
riu da palavra do Senhor (Gên.18:9-15). Após sair do Egito, tinha uma serva egípcia, cujo nome era HAGAR
(Gên. 16:1).
SARAI, disse para ABRÃO: O Senhor me tem impedido
de dar à luz filhos; possua a minha serva. (Gên. 16:2).
ABRÃO
(à direita), SARAI(centro) HAGAR (à esquerda)
|
Fonte: Sombra do Onipotente.
Da união estável iniciada entre o varonil ABRÃO aos 85 anos de idade, com a jovem e majestosa egípcia HAGAR, nasceu em Canaã no ano de 1914 a.C.* (3933 anos em 2019), o másculo e magnífico guerreiro ISMAEL, quando era ABRÃO de 86 anos de idade (Gên. 16:16).
Fonte:
A Bíblia.org.
A união
estável entre ABRÃO, também ABRAÃO e HAGAR (Gên.21:5), teve duração mínima de
15 anos.
*
Estimativa dos autores.
A
LIBERDADE DA MAJESTOSA HAGAR
|
Estando HAGAR em estado gravídico de
ISMAEL, houve uma altercação entre SARAI e ABRÃO. SARAI alegou que estava sendo
afrontada por HAGAR (Gên.16:5). ABRÃO replicou dizendo que SARAI fizesse com
HAGAR o que achasse melhor (Gên.16:6). Então, SARAI tanto humilhou HAGAR que
esta fugiu de sua presença (Gên.16:6 parte final). Contudo, HAGAR foi achada
pelo Anjo do Senhor junto de uma fonte de água no deserto, no caminho de SUR
(Gên.16:7).
HAGAR
E O ANJO DO SENHOR
|
Fonte:
Warburg
ABRÃO, continuou sua união estável com HAGAR e orientando seu filho ISMAEL. Entretanto, enquanto jornadeava pelas terras prometidas, era somente acompanhado por SARAI. Em GERAR (Gên.20:2), conquistou o mesmo sucesso da sua passagem pelo EGITO ao dizer a todos que SARAI era sua irmã!
SARAI,
ABRÃO E ABIMELEQUE
|
Fonte:
Portal Eis-me Aqui.
Destarte, ABIMELEQUE, rei
de GERAR, mandou buscar SARAI e tomou-a para si. (Gên.20:2). Tendo sido
revelado a ABIMELEQUE que ele morreria por ter tomado SARAI (Gên.20:3), ele não
teve outra alternativa: trouxe ovelhas e bois, servos e servas, deu-os a ABRÃO
e devolveu-lhe SARAI, sua mulher (Gên.20:14) e (Gên.21:22-24).
O rei ABIMELEQUE
mostrou-se satisfeito com SARAI! Contudo, não aprovou o costume de ABRÃO em
explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos pessoais, e disse
a SARAI. "Estou dando a seu irmão mil peças de prata, para reparar a
ofensa feita a você diante de todos os seus; assim todos saberão que você é
inocente". (Gên.20:16).
ABRÃO teve seu nome mudado
por Deus aos 99 anos de idade, quando passou a ser chamado por ABRAÃO
(Gên.17:5), nome com duas consoantes e quatro vogais. SARAI, teve seu nome
mudado por Deus aos 90 anos de idade, quando começou a ser chamada por SARA.
(Gên.17:15).
Quando ABRÃAO estava com cem anos de idade nasceu ISAQUE. (Gên. 21:5). 1900 a.C.* (3919 anos em 2019).
E disse SARA a ABRAÃO: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o
filho desta serva não herdará com ISAQUE, meu filho. (Gên. 21:10).
Esta
palavra pareceu muito má aos olhos de ABRAÃO. (Gên. 21:11). Contudo, ABRAÃO se levantou pela
manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a HAGAR, pondo-os
sobre o seu ombro; também lhe deu o másculo ISMAEL e despediu-a. (Gê. 21:14).
A
DESPEDIDA DE HAGAR E ISMAEL
|
Fonte:
Sombra do Onipotente.
SARA
(interior da tenda) e ABRAÃO, aos 100 anos de idade, à sua frente, promovendo
a liberdade da jovem majestosa HAGAR e do extraordinário ISMAEL com 14 anos
de idade.
|
ISMAEL,
cresceu; habitou no deserto e foi flecheiro. (Gên. 21:20).
HAGAR casou ISMAEL com uma mulher
do Egito. (Gên. 21:21). ISMAEL gerou doze filhos. Seu oitavo filho foi chamado
de HADADE!
SARA já havia cessado o costume
das mulheres. (Gên. 18:11). SARA viveu cento e vinte e sete anos
(Gên. 23:1). ABRAÃO viveu 175 anos (Gên.25:7).
ABRAÃO casou-se com outra mulher,
chamada QUETURA, também CETURA, que lhe deu seis filhos: ZINRÃ, JOCSÃ, MEDÃ,
MIDIÃ, ISBAQUE e SUÁ. JOCSÃ gerou SABÁ e DEDÃ; os descendentes de DEDÃ foram os
ASSURITAS, os LETUSITAS e os LEUMITAS.
Os filhos de MIDIÃ foram EFÁ,
ÉFER, ENOQUE, ABIDA e ELDA. Todos esses foram descendentes de QUETURA
(Gên.25:1-4).
ABRAÃO deixou tudo o que tinha
para ISAQUE (a quem mais amou). Mas para os filhos de suas concubinas deu
presentes; e, ainda em vida, enviou-os para longe de ISAQUE, para a terra do
Oriente. (Gên. 25:5-6).
ABRAÃO viveu cento e setenta e cinco
anos. Morreu em boa velhice, em idade bem avançada, e foi reunido aos seus
antepassados. (Gên.25:7-8). Estima-se que ABRÃAO viveu entre os anos 2000 a.C.,
e 1825 a.C.
FILHOS
DE ISMAEL- NETOS DE ABRÃO E HAGAR (Gên. 25:12-16)
|
12-Este
é o registro da descendência de ISMAEL, o filho de ABRÃO que HAGAR, a serva
egípcia de SARAI, deu a ele.
13-São estes os nomes dos filhos de Ismael, alistados por ordem de nascimento: NEBAIOTE, o filho mais velho de Ismael, QUEDAR, ADBEEL, MIBSÃO, 14-MISMÁ, DUMÁ, MASSÁ, 15-HADADE, TEMÁ, JETUR, NAFIS e QUEDEMÁ. 16-Foram esses os doze filhos de ISMAEL, que se tornaram os líderes de suas tribos; os seus povoados e acampamentos receberam os seus nomes. |
REFLEXÕES PONTUAIS
|
É
cediço que os escólios dos 52 versículos dos 13 capítulos da Bíblia Hebraica
até aqui citados nos revelam usos, costumes históricos, e diversos valores
válidos, considerados legítimos e dignos de aceitação naquele tempo! A
legitimidade e o pundonor se apoiam na tradição e na evolução da humanidade,
destarte, o que era permitido naquele tempo, não o é mais atualmente (2019), e
vice-versa. Vejamos o contexto:
i)
Haja vista
a incapacidade de satisfazer as suas necessidades humanas de afeto e de dar um
filho para ABRÃO, talvez,
tenham causado emoções fogosas na jovem e bonita SARAI, contribuindo em geral,
para açular a união estável entre ABRÃO e HAGAR.
ii) Talvez, SARAI, mulher bonita e jovem, inconscientemente, quisesse
continuar cuidando e protegendo ABRÃO na qualidade de sua irmã paterna
(Gên.20:12-13), ou retribuir nas circunstâncias adequadas, os fatos ocorridos e
narrados em (Gên. 12:14-20), e em (Gên. 20:2).
ABRÃO ACONSELHANDO
SARAI
|
Aquarela de James Tissot feita entre os
anos de 1896 a 1902. Fonte: Wikipédia.
|
iii) SARAI,
mulher bonita e jovem, talvez, tenha rompido o vínculo familiar, para suspender por algum tempo a
fastigiosa relação conjugal com o seu irmão unilateral ABRÃO.
iv)
Para satisfazer
suas necessidades humanas de auto estima e de autorrealização, SARAI, alegou
motivos de ciúmes e de divisão de bens. É cediço que tais motivos advieram do
comportamento bígamo notório do varonil ABRÃO.
v) SARAI também não tinha a pretensão de condescender a divisão dos aquestos conseguidos unilateralmente e notoriamente, junto ao FARAÓ no Egito (Gên.12:16);
(Gên.12:20) e (Gên.13:1-2), tampouco com o rei ABIMELEQUE em Gerar (Gên.20:2) e
(Gên.20:14-16).
i) ABRÃO, senil, contudo,
varonil, ao ouvir a maravilhosa proposta, feita por sua bonita e jovem mulher
SARAI (Gên.16:2), talvez tenha sido conduzido a motivar sua imperiosa
necessidade humana de rebentar (Gên.16:4), tenha rejuvenescido, tenha aumentado
a sua autoestima, e quedando-se em felicidade, tenha refletido com sofreguidão
em seus vetustos desejos ardentes.
ii) Destarte, ABRÃO, com
circunspeção no voluptuoso corpo e na notória concentração de beleza na jovem e
majestosa HAGAR, não conseguiu manter sua volúpia. Sem detença, não teve outra alternativa;
atendeu efusivamente a proposta de SARAI sua bonita e jovem mulher! (Gên.16:2).
i) A majestosa e jovem HAGAR, foi
primeira mulher a falar com o Anjo do Senhor (Gên.16:7-12), e posteriormente
com o próprio Senhor (Gên.16:13). Talvez, tenha concordado a se unir à ABRÃO
para atender algumas de suas necessidades humanas: básica, de segurança e de
afeto.
ii)
Mesmo equilibrando suas emoções no contexto social, HAGAR foi expulsa
duas vezes do convívio familiar. A primeira por motivo de seu estado gravídico
(Gên.16:5-6). A segunda, 15 (quinze) anos depois, por motivos de ciúmes de e de herança (Gên.21:10-14).
i) ISMAEL, filho de HAGAR E ABRÃO
conseguiu atender suas necessidades humanas em geral! Cresceu com equilíbrio
emocional, arrostou e viveu no deserto de Parã. Tornou-se flecheiro, casou-se
com uma mulher egípcia com a qual gerou doze filhos (Gên. 21:21), e chamou o
seu oitavo filho de HADADE!
A Bíblia Hebraica foi traduzida para
o grego koiné entre
o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria, e ficou conhecida como a Versão dos Setenta (ou Septuaginta). Setenta e dois rabinos trabalharam nela
e, segundo a tradição, teriam completado a tradução em setenta e dois dias.
Fonte: Tilsa Brasil Reviews.
Gênesis,
o primeiro livro da Bíblia Hebraica, com 50 capítulos e 1533 versículos, conta
a história dentre os anos de 2000 -1500 a.C.* Entretanto, não há consenso sobre quando o livro
Gênesis foi escrito.
Em outro giro, a hermenêutica e a
exegese modernas nos conduzem para outras reflexões sobre os usos e costumes
dos personagens da Bíblia Hebraica, ABRÃO, também ABRAÃO, SARAI, também SARA e
HAGAR que viveram no século XXI a.C.*
1ª Aristóteles-Ἀριστοτέλης- filósofo grego (384 a.C.-322 a.C.), que viveu 62 anos de idade, escreveu um conjunto de quatorze livros que após a sua morte, foram organizados por Andrônico de Rodes, filósofo grego (século I a.C.), que deu ao conjunto o título de Metafísica.
1ª Aristóteles-Ἀριστοτέλης- filósofo grego (384 a.C.-322 a.C.), que viveu 62 anos de idade, escreveu um conjunto de quatorze livros que após a sua morte, foram organizados por Andrônico de Rodes, filósofo grego (século I a.C.), que deu ao conjunto o título de Metafísica.
Um dos objetos de investigação de
Aristóteles foi o ser humano, em sua unicidade ou seja, o que pode ser afirmado
sobre a sua existência e não por causa de algum atributo que tenha.
Aristóteles chamava seus enunciados
de: Filosofia primeira, dos
primeiros princípios e da finalidade de tudo o que é, enquanto é.
Aristóteles também explicou a moldura
das emoções inarredáveis, que entre outras podemos destacar: alegria, tristeza, medo e raiva, humanamente
identificadas nos três personagens da Bíblia Hebraica aqui citados.
2ª
Sigmund Freud,
médico neurologista nascido na Áustria no dia 6 de maio
de 1856,
terça-feira e falecido em Londres, no dia 23 de setembro
de 1939,
sábado, aos 83 anos de idade, foi o criador da psicanálise
através de seu trabalho sobre o aparelho psíquico, ou somente psique.
Preliminarmente em 1900, o
aparelho psíquico foi constituído pelo consciente: decisões lógicas e da
realidade; pré-consciente: lembranças que podem-se tornar conscientes;
inconsciente: descarga de energia psíquica ou pulsão em pensamentos, sentimentos,
emoções, etc.
Posteriormente, entre os anos de
1920 e 1923 os conceitos do aparelho psíquico foram revistos por Freud para
ações e reações conjuntas: o Id (instinto primitivo), Ego (consciência), e
Superego (repressor do Id). Este
conjunto de ações e reações também são identificados nos personagens da Bíblia
Hebraica, citados.
3ª A
Hierarquia das Necessidades Humanas,
criada no ano de 1954 pelo psicólogo americano Abraham Harold Maslow, nascido no dia 1 de Abril
de 1908,
quarta-feira em Nova Iorque e falecido em 8 de Junho
de 1970,
segunda-feira, na Califórnia,
aos 62 anos de idade, define cinco categorias de necessidades humanas:
Básicas, segurança, afeto,
autoestima e autorrealização, que dizem respeito ao ser humano e aos
personagens da Bíblia Hebraica aqui citados.
Ao estabelecermos conexão entre a
Filosofia Primeira do filósofo Aristóteles (século IV a.C.), a Teoria do Aparelho Psíquico do psicanalista
Freud (1856-1939), e a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas do
psicólogo Maslow (1908-1970), nos foi possível identificar a possibilidade do
fator motivacional do conjunto das emoções, necessidades, ações e reações
humanas observadas nos três personagens da Bíblia Hebraica: SARAI, SARA, ABRÃO,
ABRAÃO e HAGAR em seu contexto e circunstâncias.
Compreendemos o comportamento dos
três personagens da Bíblia Hebraica fundamentados na ideologia filosófica do
aspecto da unicidade do ser humano, nas suas ações e reações, e nas suas
necessidades de fome, sede, sono, comunicação, abrigo, sexo, família,
autoestima e autorrealização, que em qualquer época e contexto do ser humano,
são similitudinárias, causando emoções inarredáveis.
“Mas que são uns poucos milênios
quando computados pelo relógio da eternidade que mede o ritmo do
desenvolvimento humano? Tudo o que fazemos, pensamos e criamos baseia-se no
vasto alicerce das antigas civilizações” LISSNER (1968).
*Estimativa
dos autores.
LISSNER
Ivar. Assim Viviam Nossos Antepassados. 5ª Edição 1968. Editora Itatiaia
Limitada.
|
HADDAD
É HADDAD!
MUITOS MÉRITOS PARA TODOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário