terça-feira, 5 de novembro de 2019

21. FELIPE KARAM


21. KARAM GEORGE KARAM (FELIPE JORGE CARAM) E NIZA MUSSA KARAM




KARAM GEORGE KARAM (FELIPE KARAM)

Fonte: Tamara Karam

TIME DE KARAM GEORGE KARAM (FELIPE JORGE CARAM) E NIZA MUSSA KARAM 6 FILHOS (2019)

FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TETRANETOS
TOTAL
7
4
-
-
-
11


FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TOTAL
1-SEBASTIÃO
2
-
-
-
2
2-AMAZONAS
1
-
-
-
1
3-JORGE
1
-
-
-
1
4-CLAUDETH
-
-
-
-
-
5-JOÃO*
-
-
-
-
-
6-JORGETE
-
-
-
-
-
7-CLAUDIO
-
-
-
-
-
TOTAL
4
-
-
-
4
*Falecido em 2015


NOTAS:
“FELIPE, antes de se casar com NIZA, gerou o Tio HADDAD: SEBASTIÃO RAMOS HADDAD. Parece que foi criado por Tia SAID também. Ele teve duas filhas CLÁUDIA e MONIQUE.” Fonte: JOSÉ CLÀUDIO KARAM.
AMAZONAS KARAM gerou um filho JOSÉ CLAUDIO KARAM.
JORGE KARAM NETO gerou um filho: GEORGE CRHYSTIAN KARAM.
NIZA MUSSA KARAM foi irmã de MARIA JOSÉ MUSSA HADDAD esposa de JOSÉ HADDAD.


             KARAM GEORGE KARAM, também FELIPE KARAM, jovem e formoso, nasceu no MONTE LÍBANO quinta-feira dia 09/03/1899, viveu 87 anos e faleceu em Fortaleza-CE quarta-feira dia 31/07/1986. Emigrou para Codajás-AM aos 14 anos de idade em 1913 onde residiu com o seu tio materno ALEXANDRE CHEHIM HADDAD juntamente com a esposa MARIA e sua única filha SAID KARAM HADDAD.


Felipe Karam com esposa e filhos  ( foto: Edna Karam)


             Em Codajás-AM, KARAM GEORGE KARAM adotou o nome de KARAM JORGE KARAM e o hipocorístico de FELIPE KARAM, fixou residência, montou comércio e casou-se em 1931* aos 32* anos com a bela NIZA MUSSA KARAM de 20* anos de idade, nascida no Líbano em 1911* e que emigrou para o Brasil aos dois meses de idade. Transferindo-se para MANAUS, o casal residiu na Rua Joaquim Nabuco 277.
  

              Codajás é um município localizado no interior do Estado do AMAZONAS. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e da microrregião de Coari, sua população é estimada em 27 303 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016. O município possui, nos tempos da seca (agosto a janeiro), grandes praias ao longo do RIO SOLIMÕES, que constituem belezas capazes de atrair o visitante. Fonte: Wikipédia.         

AMAZONAS KARAM 86 ANOS EM 2019


 AMAZONAS KARAM ao centro da fotografia.

Fonte: José Claudio Karam 2018.

JOSÉ CLAUDIO KARAM, filho de AMAZONAS KARAM, em entrevista à GISELLE HADDAD no ano de 2018, apresentou informações sobre sua mãe AMAZONAS KARAM:


1º Minha mãe nasceu em Codajás-AM, no domingo dia 02 de abril de 1933(86 anos em 2019). Ela passou a morar em Fortaleza a partir de 1960. Até hoje mora em Fortaleza;
2º Casou-se pela primeira vez aos dezessete anos no sábado dia 02 de setembro de 1950 com Otacílio, que era militar. Vieram morar em Iguatu-Ceará. Se desquitaram em 1958;
3º Em 1960 conheceu meu pai e passaram a viver juntos até meu pai falecer em Fortaleza no ano de 1979.
4º Alexandre Chehim Haddad é tio  da minha mãe. Ele é irmão de Marche Haddad Karam, que é mãe do meu avô Caram Jorge Karam (Felipe);
5º José Haddad é primo do meu avô Felipe por parte de mãe, ou seja, o pai de José Haddad chama-se Salomão(Sleiman) e formou família com Khawla;
6º Salomão(Sleiman) é irmão de Marche Haddad Karam, minha bisavó;
7º A casa dos meus avós ficava na Rua Joaquim Nabuco 277 em Manaus;
8º - Minha mãe casou-se novamente com marido militar. O casamento dela foi na Igreja dos Remédios em Manaus.  Moraram em Porto Velho, depois no Ceará, quando vieram a se separar;
9º -O Felipe nasceu em 09/03/1899 e faleceu em 31/07/1986, em Fortaleza. Ele veio morar com a mamãe logo quando ela veio pra Fortaleza e conheceu o papai;
10-Se Alexandre faleceu em 01/08/1852, então esse Alexandre não é o tio do meu avô Karam Jorge Karam. Acho que ele veio para o Brasil;
(10) Nota dos autores: Alexandre faleceu em 01/08/1952.
11-Tia Said foi a única filha de Alexandre Haddad e Maria Karam. Era prima carnal do vovô Karam Jorge Karam, pois Maria Karam era irmã de Jorge Assaf Karam, meu bisavô, e Alexandre era irmão de Marche Haddad Karam, minha bisavó, pais de Karam Jorge Karam;
12-Nunca ouvi falar de Chequer, Miriam e Afif. Vovô falava muito pouco da família dele. Tio Tamer falava mais, talvez Tamara, filha dele possa nos ajudar;
13-O nome do meu avô não é Georges, mas, Jorge;
14-Eu tenho um primo chamado George, filho de Jorge Karam Neto, irmão de Amazonas Karam;
17-Fiquei curioso com a sua tia Amazonas. Qual a idade dela? daria pra eu ver uma foto dela?


AMAZONAS HADDAD






Fonte: Arquivo JONAS

AMAZONAS HADDAD faleceu em 11/11/2013.

 MUITOS MÉRITOS PARA KARAM JORGE KARAM (FELIPE JORGE KARAM), NIZA MUSSA KARAM E DESCENDENTES!
HADDAD É HADDAD!







terça-feira, 22 de outubro de 2019

22. TAMER KARAM


22. TAMER GEORGE KARAM, NAZARÉ KARAM, MARIA BITTENCOURT KARAM E ADELAIDE KARAM (2019)



             TAMER GEORGE KARAM viveu 95 anos. Nasceu dia 16 de junho de 1905 sexta-feira, no MONTE LÍBANO. Faleceu em MANAUS em 24/12/2000 num domingo. Foi inumado no Cemitério Parque do Tarumã em MANAUS-AM (Cemitério de N.SRA. APARECIDA).  
            
             TAMER GEORGE KARAM emigrou para o AMAZONAS em 1926* aos 21 anos de idade indo diretamente se juntar ao seu irmão FELIPE KARAM em Codajás-AM. Após algumas experiências cogentes atinentes a altercações comerciais consuetudinárias e fraternais, TAMER GEORGE KARAM se dirigiu para MANAUS onde residiu com o seu tio materno ALEXANDRE CHEHIM HADDAD e com AMIN HADDAD na Rua Miranda Leão em uma casa de propriedade de TAMER KARAM, centro Histórico de MANAUS.        

            À época de sua emigração seu pai GEORGE ASSAF KARAM era falecido e sua mãe MARCHE HADDAD KARAM veio a falecer um ano depois, ambos no Líbano.

19.1 TIME DE TAMER GEORGE KARAM, NAZARÉ KARAM, MARIA BITTENCOURT KARAM E ADELAIDE KARAM (2019)

FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TETRANETOS
TOTAL
6
16
4
-
-
26

FILHOS
NASCIMENTO
FILHOS
NETOS
1-ANTONIO KARAM
20/10/1937
5
-
2-ALFREDO KARAM
06/03/1939
3
1
3-ANNA BELLA KARAM
10/05/1941
1
-
4-AMÉRICO KARAM
15/05/1944
3
3
5-ÁUREA KARAM
27/03/1948
3
-
6-TAMARA KARAM
20/06/1978
1
-
TOTAL

16
4


                          TAMER GEORGE KARAM, galã libanês irresistível, gerou 4 filhos com a linda NAZARÉ KARAM:  ANTONIO KARAM, ALFREDO KARAM (falecido em 2014), AMÉRICO KARAM e ÁUREA KARAM. Com a fascinante MARIA BITTENCOURT KARAM gerou uma filha: ANNA BELLA KARAM ALMEIDA e com a encantadora ADELAIDE KARAM, gerou uma filha: TAMARA KARAM. 

1-ANTONIO KARAM e DEUZA NICE KARAM geraram 4 filhas e um filho: Ana Luiza, Cristiane, Danielle, Emanuelle e José Augusto.
2-ALFREDO KARAM e MARIA JOSÉ KARAM geraram dois filhos e uma filha: Alexandre, Alfredo Jorge e Maria de Nazaré. Alexandre gerou um filho: Arthur. ALFREDO KARAM faleceu em 17/10/2014.
3-ANNA BELLA KARAM ALMEIDA e MARCO ANTONIO geraram uma filha: Roberta.
4-AMÉRICO KARAM e CLARICE NEVES KARAM geraram duas filhas e um filho: Márcia, Renata e Felipe. Márcia gerou José Victor; Renata gerou Guilherme e Felipe gerou Isabela.
5-ÁUREA KARAM gerou dois filhos e uma filha: Tamer Geraldo, Karam Geraldo e Karolina.
6-TAMARA KARAM e AIDAN geraram uma filha: Lara.


                   TAMER GEORGE  KARAM foi um dos 30 (trinta) fundadores do CLUBE TAMÉRICO que funcionou em um imóvel de sua propriedade sito à Rua Emilio Moreira próximo a Rua Ramos Ferreira (atual instalações do Banco do Brasil). NEIDE HADDAD e MIRIAM HADDAD filhas de AMIN HADDAD residiram por breve período de tempo no referido imóvel. O nome TAMÉRICO, acrograma de TAM+MÉRICO foi uma homenagem a AMÉRICO KARAM, 3º filho de TAMER GEORGE KARAM.

                   TIO TAMER, hipocorístico consuetudinariamente usado por OMAR HADDAD (o primeiro HADDAD Amazonense) e  demais filhos de AMIN HADDAD, montou, com máquinas trazidas do sul do País e operários vindos de Belém-PA, a primeira indústria de calçados de MANAUS-AM. Inicialmente a fábrica foi instalada no local onde o AMIN HADDAD desativou a sua loja de tecidos denominada “LINDA AMAZONENSE”, na Rua Rocha dos Santos esquina com a Rua dos Barés (em frente ao mercado Adolpho Lisboa-Mercadão), em MANAUS.


          Prédio onde funcionou a Loja de Tecidos LINDA AMAZONENSE e a primeira indústria de calçados em MANAUS. Foto em 2017: Giselle Haddad.
                                       Segundo os relatos de JÚLIO HADDAD, a fábrica de calçados do TIO TAMER foi transferida para a Rua Ramos Ferreira, próxima ao Seminário São José, onde foi encerrada.


Prédio do antigo Seminário São José(1848) 171 anos em 2019. Fonte: Arquidiocese de Manaus.

            OMAR HADDAD E JÚLIO HADDAD, filhos de AMIN HADDAD, trabalharam juntos na indústria de calçados do Tio TAMER sito na Rua Rocha dos Santos, centro, esquina com Rua dos Barés. “MAS, RAPAZ!”


TRABALHANDO NA INDÚSTRIA DE CALÇADOS DO TIO TAMER


               JÚLIO HADDAD continuou trabalhando nas novas instalações da indústria de calçados do Tio TAMER e relembra: “Eu usava calça comprida feita de forros de sapatos. Eu pedia os forros, o Tio TAMER me dava e a mamãe fazia a calça pra mim”. JÚLIO HADDAD também relembra que o Tio TAMER tinha um carro tipo STAND.

CALÇA COMPRIDA FEITA COM FORROS DE SAPATOS



Nota dos autores: O Cemitério N.SRA. APARECIDA, também Cemitério Parque do Tarumã, foi fundado em 1976 e situa-se na Zona Oeste de MANAUS. Localiza-se na Avenida do Turismo, n. 107, Km 12 – Tarumã.  Possui 70 quadras, perfazendo área total de 105,433 hectares. É o único em atividade (2019) para novos sepultamentos.

UM DOS CARROS DO TIO TAMER









MUITOS MÉRITOS PARA TAMER GEORGE KARAM, NAZARÉ 
KARAM, MARIA BITTENCOURT KARAM, ADELAIDE KARAM E 
DESCENDENTES! 


HADDAD É HADDAD!