domingo, 26 de julho de 2015

14.HADDAD É HADDAD !



14.HADDAD É HADDAD!



                Os nomes, na história, nas crenças, nas lendas e na mitologia, possuem muitos elementos comuns entre si e alguns princípios particulares que os diferenciam na grafia e na pronunciação.
 A homonímia do nome HADDAD (דאדדאה) teve sua origem na primitiva civilização do Egito (Gên. 21:21)

                 O nome HADDAD se desenvolveu através dos usos e costumes daquele tempo, século XXI a.C. (2000) *, narrados na Bíblia Hebraica, e segue firme no século XXI d.C. (2019).   


A PARTIDA DE ABRÃO


                 Partiu ABRÃO, como lhe ordenara o Senhor. ABRÃO tinha 75 (setenta e cinco anos) quando saiu de HARÃ. (Gên.12:4), ou de UR dos caldeus (Gên.15:7). SARAI, mulher muito bonita (Gên.12:14), irmã unilateral de ABRÃO por parte de pai (Gên.20:12), o acompanhou.

A partida de Abrão. Fonte Wikipédia.


                Desceu ABRÃO ao Egito (Gên.12:11), e quando se aproximava, quase ao entrar, disse para SARAI: és mulher de formosa aparência, os egípcios quando te virem vão dizer: é mulher dele e me matarão. Dize, pois, que és minha irmã. (Gên.12:11-13). ABRÃO entrou no Egito e SARAI foi levada para o palácio de FARAÓ (Gên.12:14-16). Ao sair do Egito ABRÃO era muito rico (Gên.13:1-2).


FARAÓ E SARAI



Fonte: recurso de evangelismo.       


SARAI, foi a única personagem feminina Bíblica que riu da palavra do Senhor (Gên.18:9-15). Após sair do Egito, tinha uma serva egípcia, cujo nome era HAGAR (Gên. 16:1).              
SARAI, disse para ABRÃO: O Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; possua a minha serva. (Gên. 16:2).




ABRÃO (à direita), SARAI(centro) HAGAR (à esquerda)




Fonte: Sombra do Onipotente.



              Da união estável iniciada entre o varonil ABRÃO aos 85 anos de idade, com a jovem e majestosa egípcia HAGAR, nasceu em Canaã no ano de 1914 a.C.* (3933 anos em 2019), o másculo e magnífico guerreiro ISMAEL, quando era ABRÃO de 86 anos de idade (Gên. 16:16). 



Fonte: A Bíblia.org.



         A união estável entre ABRÃO, também ABRAÃO e HAGAR (Gên.21:5), teve duração mínima de 15 anos.


* Estimativa dos autores.



A LIBERDADE DA MAJESTOSA HAGAR



                Estando HAGAR em estado gravídico de ISMAEL, houve uma altercação entre SARAI e ABRÃO. SARAI alegou que estava sendo afrontada por HAGAR (Gên.16:5). ABRÃO replicou dizendo que SARAI fizesse com HAGAR o que achasse melhor (Gên.16:6). Então, SARAI tanto humilhou HAGAR que esta fugiu de sua presença (Gên.16:6 parte final). Contudo, HAGAR foi achada pelo Anjo do Senhor junto de uma fonte de água no deserto, no caminho de SUR (Gên.16:7).

               O Anjo do Senhor ordenou que HAGAR voltasse e se sujeitasse à SARAI (Gên.16:9).


HAGAR E O ANJO DO SENHOR


Fonte: Warburg


              ABRÃO, continuou sua união estável com HAGAR e orientando seu filho ISMAEL. Entretanto, enquanto jornadeava pelas terras prometidas, era somente acompanhado por SARAI. Em GERAR (Gên.20:2), conquistou o mesmo sucesso da sua passagem pelo EGITO ao dizer a todos que SARAI era sua irmã! 


SARAI, ABRÃO E ABIMELEQUE




Fonte: Portal Eis-me Aqui.


                    Destarte, ABIMELEQUE, rei de GERAR, mandou buscar SARAI e tomou-a para si. (Gên.20:2). Tendo sido revelado a ABIMELEQUE que ele morreria por ter tomado SARAI (Gên.20:3), ele não teve outra alternativa: trouxe ovelhas e bois, servos e servas, deu-os a ABRÃO e devolveu-lhe SARAI, sua mulher (Gên.20:14) e (Gên.21:22-24).

                     O rei ABIMELEQUE mostrou-se satisfeito com SARAI! Contudo, não aprovou o costume de ABRÃO em explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos pessoais, e disse a SARAI. "Estou dando a seu irmão mil peças de prata, para reparar a ofensa feita a você diante de todos os seus; assim todos saberão que você é inocente". (Gên.20:16).

                  ABRÃO teve seu nome mudado por Deus aos 99 anos de idade, quando passou a ser chamado por ABRAÃO (Gên.17:5), nome com duas consoantes e quatro vogais. SARAI, teve seu nome mudado por Deus aos 90 anos de idade, quando começou a ser chamada por SARA. (Gên.17:15).

                   Quando ABRÃAO estava com cem anos de idade nasceu ISAQUE. (Gên. 21:5). 1900 a.C.* (3919 anos em 2019).

                    E disse SARA a ABRAÃO: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com ISAQUE, meu filho. (Gên. 21:10).


                    Esta palavra pareceu muito má aos olhos de ABRAÃO. (Gên. 21:11). Contudo, ABRAÃO se levantou pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a HAGAR, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o másculo ISMAEL e despediu-a. (Gê. 21:14).         

A DESPEDIDA DE HAGAR E ISMAEL


Fonte: Sombra do Onipotente.


SARA (interior da tenda) e ABRAÃO, aos 100 anos de idade, à sua frente, promovendo a liberdade da jovem majestosa HAGAR e do extraordinário ISMAEL com 14 anos de idade.



ISMAEL, cresceu; habitou no deserto e foi flecheiro. (Gên. 21:20).         

HAGAR casou ISMAEL com uma mulher do Egito. (Gên. 21:21). ISMAEL gerou doze filhos. Seu oitavo filho foi chamado de HADADE!
              SARA já havia cessado o costume das mulheres. (Gên. 18:11). SARA viveu cento e vinte e sete anos (Gên. 23:1). ABRAÃO viveu 175 anos (Gên.25:7).

              ABRAÃO casou-se com outra mulher, chamada QUETURA, também CETURA, que lhe deu seis filhos: ZINRÃ, JOCSÃ, MEDÃ, MIDIÃ, ISBAQUE e SUÁ. JOCSÃ gerou SABÁ e DEDÃ; os descendentes de DEDÃ foram os ASSURITAS, os LETUSITAS e os LEUMITAS.

              Os filhos de MIDIÃ foram EFÁ, ÉFER, ENOQUE, ABIDA e ELDA. Todos esses foram descendentes de QUETURA (Gên.25:1-4).

              ABRAÃO deixou tudo o que tinha para ISAQUE (a quem mais amou). Mas para os filhos de suas concubinas deu presentes; e, ainda em vida, enviou-os para longe de ISAQUE, para a terra do Oriente. (Gên. 25:5-6).
             ABRAÃO viveu cento e setenta e cinco anos. Morreu em boa velhice, em idade bem avançada, e foi reunido aos seus antepassados. (Gên.25:7-8). Estima-se que ABRÃAO viveu entre os anos 2000 a.C., e 1825 a.C.



FILHOS DE ISMAEL- NETOS DE ABRÃO E HAGAR (Gên. 25:12-16)


12-Este é o registro da descendência de ISMAEL, o filho de ABRÃO que HAGAR, a serva egípcia de SARAI, deu a ele.
13-São estes os nomes dos filhos de Ismael, alistados por ordem de nascimento: NEBAIOTE, o filho mais velho de Ismael, QUEDAR, ADBEEL, MIBSÃO,
14-MISMÁ, DUMÁ, MASSÁ,
15-
HADADE, TEMÁ, JETUR, NAFIS e QUEDEMÁ.
16-Foram esses os doze filhos de ISMAEL, que se tornaram os líderes de suas tribos; os seus povoados e acampamentos receberam os seus nomes.


REFLEXÕES PONTUAIS


           É cediço que os escólios dos 52 versículos dos 13 capítulos da Bíblia Hebraica até aqui citados nos revelam usos, costumes históricos, e diversos valores válidos, considerados legítimos e dignos de aceitação naquele tempo! A legitimidade e o pundonor se apoiam na tradição e na evolução da humanidade, destarte, o que era permitido naquele tempo, não o é mais atualmente (2019), e vice-versa. Vejamos o contexto:

           i)  Haja vista a incapacidade de satisfazer as suas necessidades humanas de afeto e de dar um filho para ABRÃO, talvez, tenham causado emoções fogosas na jovem e bonita SARAI, contribuindo em geral, para açular a união estável entre ABRÃO e HAGAR.

            ii) Talvez, SARAI, mulher bonita e jovem, inconscientemente, quisesse continuar cuidando e protegendo ABRÃO na qualidade de sua irmã paterna (Gên.20:12-13), ou retribuir nas circunstâncias adequadas, os fatos ocorridos e narrados em (Gên. 12:14-20), e em (Gên. 20:2).

ABRÃO ACONSELHANDO SARAI



Aquarela de James Tissot feita entre os anos de 1896 a 1902. Fonte: Wikipédia.



              iii)  SARAI, mulher bonita e jovem, talvez, tenha rompido o vínculo familiar, para suspender por algum tempo a fastigiosa relação conjugal com o seu irmão unilateral ABRÃO.
                 iv)  Para satisfazer suas necessidades humanas de auto estima e de autorrealização, SARAI, alegou motivos de ciúmes e de divisão de bens. É cediço que tais motivos advieram do comportamento bígamo notório do varonil ABRÃO.
           v) SARAI também não tinha a pretensão de condescender a divisão dos aquestos conseguidos unilateralmente e notoriamente, junto ao FARAÓ no Egito (Gên.12:16); (Gên.12:20) e (Gên.13:1-2), tampouco com o rei ABIMELEQUE em Gerar (Gên.20:2) e (Gên.20:14-16).
           i) ABRÃO, senil, contudo, varonil, ao ouvir a maravilhosa proposta, feita por sua bonita e jovem mulher SARAI (Gên.16:2), talvez tenha sido conduzido a motivar sua imperiosa necessidade humana de rebentar (Gên.16:4), tenha rejuvenescido, tenha aumentado a sua autoestima, e quedando-se em felicidade, tenha refletido com sofreguidão em seus vetustos desejos ardentes.

              ii) Destarte, ABRÃO, com circunspeção no voluptuoso corpo e na notória concentração de beleza na jovem e majestosa HAGAR, não conseguiu manter sua volúpia.  Sem detença, não teve outra alternativa; atendeu efusivamente a proposta de SARAI sua bonita e jovem mulher! (Gên.16:2).

             i) A majestosa e jovem HAGAR, foi primeira mulher a falar com o Anjo do Senhor (Gên.16:7-12), e posteriormente com o próprio Senhor (Gên.16:13). Talvez, tenha concordado a se unir à ABRÃO para atender algumas de suas necessidades humanas: básica, de segurança e de afeto.
           ii)  Mesmo equilibrando suas emoções no contexto social, HAGAR foi expulsa duas vezes do convívio familiar. A primeira por motivo de seu estado gravídico (Gên.16:5-6). A segunda, 15 (quinze) anos depois, por motivos de   ciúmes de e de herança (Gên.21:10-14).

         i) ISMAEL, filho de HAGAR E ABRÃO conseguiu atender suas necessidades humanas em geral! Cresceu com equilíbrio emocional, arrostou e viveu no deserto de Parã. Tornou-se flecheiro, casou-se com uma mulher egípcia com a qual gerou doze filhos (Gên. 21:21), e chamou o seu oitavo filho de HADADE!


          A Bíblia Hebraica foi traduzida para o grego koiné entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria, e ficou conhecida como a Versão dos Setenta (ou Septuaginta). Setenta e dois rabinos trabalharam nela e, segundo a tradição, teriam completado a tradução em setenta e dois dias.



Fonte: Tilsa Brasil Reviews.

Gênesis, o primeiro livro da Bíblia Hebraica, com 50 capítulos e 1533 versículos, conta a história dentre os anos de 2000 -1500 a.C.* Entretanto, não há consenso sobre quando o livro Gênesis foi escrito.


            Em outro giro, a hermenêutica e a exegese modernas nos conduzem para outras reflexões sobre os usos e costumes dos personagens da Bíblia Hebraica, ABRÃO, também ABRAÃO, SARAI, também SARA e HAGAR que viveram no século XXI a.C.*

          1ª   Aristóteles-
Ἀριστοτέλης- filósofo grego (384 a.C.-322 a.C.), que viveu 62 anos de idade, escreveu um conjunto de quatorze livros que após a sua morte, foram organizados por Andrônico de Rodes, filósofo grego (século I a.C.), que deu ao conjunto o título de Metafísica.

          Um dos objetos de investigação de Aristóteles foi o ser humano, em sua unicidade ou seja, o que pode ser afirmado sobre a sua existência e não por causa de algum atributo que tenha.

          Aristóteles chamava seus enunciados de: Filosofia primeira, dos primeiros princípios e da finalidade de tudo o que é, enquanto é.

          Aristóteles também explicou a moldura das emoções inarredáveis, que entre outras podemos destacar:  alegria, tristeza, medo e raiva, humanamente identificadas nos três personagens da Bíblia Hebraica aqui citados.

            2ª   Sigmund Freud, médico neurologista nascido na Áustria no dia 6 de maio de 1856, terça-feira e falecido em Londres, no dia 23 de setembro de 1939, sábado, aos 83 anos de idade, foi o criador da psicanálise através de seu trabalho sobre o aparelho psíquico, ou somente psique.

             Preliminarmente em 1900, o aparelho psíquico foi constituído pelo consciente: decisões lógicas e da realidade; pré-consciente: lembranças que podem-se tornar conscientes; inconsciente: descarga de energia psíquica ou pulsão em pensamentos, sentimentos, emoções, etc.

              Posteriormente, entre os anos de 1920 e 1923 os conceitos do aparelho psíquico foram revistos por Freud para ações e reações conjuntas: o Id (instinto primitivo), Ego (consciência), e Superego (repressor do Id). Este conjunto de ações e reações também são identificados nos personagens da Bíblia Hebraica, citados. 

              3ª     A Hierarquia das Necessidades Humanas,  criada no ano de 1954 pelo psicólogo americano Abraham Harold Maslow, nascido no dia 1 de Abril de 1908, quarta-feira em Nova Iorque e falecido em 8 de Junho de 1970, segunda-feira, na Califórnia, aos 62 anos de idade, define cinco categorias de necessidades humanas:

                Básicas, segurança, afeto, autoestima e autorrealização, que dizem respeito ao ser humano e aos personagens da Bíblia Hebraica aqui citados.    

              Ao estabelecermos conexão entre a Filosofia Primeira do filósofo Aristóteles (século IV a.C.), a Teoria do Aparelho Psíquico do psicanalista Freud (1856-1939), e a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas do psicólogo Maslow (1908-1970), nos foi possível identificar a possibilidade do fator motivacional do conjunto das emoções, necessidades, ações e reações humanas observadas nos três personagens da Bíblia Hebraica: SARAI, SARA, ABRÃO, ABRAÃO e HAGAR em seu contexto e circunstâncias. 

            Compreendemos o comportamento dos três personagens da Bíblia Hebraica fundamentados na ideologia filosófica do aspecto da unicidade do ser humano, nas suas ações e reações, e nas suas necessidades de fome, sede, sono, comunicação, abrigo, sexo, família, autoestima e autorrealização, que em qualquer época e contexto do ser humano, são similitudinárias, causando emoções inarredáveis.

            “Mas que são uns poucos milênios quando computados pelo relógio da eternidade que mede o ritmo do desenvolvimento humano? Tudo o que fazemos, pensamos e criamos baseia-se no vasto alicerce das antigas civilizações” LISSNER (1968).

*Estimativa dos autores.

LISSNER Ivar. Assim Viviam Nossos Antepassados. 5ª Edição 1968. Editora Itatiaia Limitada.



HADDAD É HADDAD!

MUITOS MÉRITOS PARA TODOS!













sábado, 25 de julho de 2015

15.TIME HADDAD'S

15.1 ESTATÍSTICA 



15. 2 GENEALOGIA DE AMIN HADDAD


15. 3 GENEALOGIA DE JOSÉ HADDAD



15. 4 GENEALOGIA DE ALEXANDRE HADDAD E MARIA KARAM HADDAD


15.5 GENEALOGIA DE MARCHE HADDAD KARAM




HADDAD É HADDAD!

terça-feira, 14 de julho de 2015

13.FAMÍLIA DE JOSÉ HADDAD


13. JOSÉ HADDAD e MARIA JOSÉ MUSSA HADDAD


JOSÉ HADDAD (1904-1972) que viveu 68 anos, foi um comerciante de mercadorias.Seu pai foi SLEIMAN HADDAD e seu avô foi NAJEM HADDAD. Casou-se com a linda MARIA JOSÉ MUSSA HADDAD (1916-2010),que viveu 94 anos. Dessa união nasceram seis filhos no AMAZONAS.

O TIME DE JOSÉ HADDAD E MARIA JOSÉ MUSSA HADDAD (2019)

FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TETRANETOS
TOTAL
6
23
29
7
-
65


FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TOTAL
1-SALIM
7
10
-
-
17
2-MARLENE
4
5
-
-
9
3-FELIPE
3
6
7
-
16
4-EDUARDO
3
4
-
-
7
5-JORGE
3
4
-
-
7
6-JOSÉ IVAN
3
-
-
-
3
TOTAL
23
29
7
-
59




NOME
NASCIMENTO
FALECIMENTO
 NATURAL
IDADE
1º SALIM HADDAD
08/08/1936
26/03/2008
CODAJÁS-AM
71
2º MARLENE HADDAD
1938

CODAJÁS-AM
81 *
3º FELIPE HADDAD
21/10/1939
MAR/2002
CODAJÁS-AM
63
4º EDUARDO HADDAD
04/05/1940

CODAJÁS-AM
79 *
5º JORGE HADDAD
11/09/1946
SET/2012
MANAUS-AM
66
6º IVAN HADDAD
1953

MANAUS-AM
66 *

           *Idade em 2019


Por muitos anos a família morou em um casarão em frente à Praça dos Remédios, bem próximo a antiga Faculdade de Direito do Amazonas.


JOSÉ HADDAD, jovem e formoso,também trabalhou como regatão vendendo borracha e couro e comprando produtos regionais no interior do AMAZONAS, consuetudinariamente acompanhado pelo seu filho EDUARDO HADDAD. Também colaborou com seu tio ALEXANDRE CHEHIM HADDAD(1888-1952), 64 anos, na loja de calçados “Sapataria Oriental” que situava-se no prédio ainda existente (2019), na Rua Marechal Deodoro esquina com a Rua Marques de Santa Cruz, Centro Histórico de MANAUS.

CONDUÇÃO DO REGATÃO



Fonte: Terra Brasileira.

           Diversificando seus negócios no AMAZONAS, JOSÉ HADDAD constituiu uma parceria com Khaled Ahmed Hauache, que em período pós-parceria, foi o fundador da TV Ajuricaba em Manaus na década de 1960. Em continuidade aos negócios, JOSÉ HADDAD firmou parceria com Chico Gogó, proprietário de uma chácara próxima ao Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, contígua à casa de EDUARDO HADDAD seu filho. 

          JOSÉ HADDAD faleceu no dia 17 de fevereiro de 1972, quinta-feira, aos 68 anos. Foi sepultado no JAZIGO DA FAMÍLIA ALEXANDRE HADDAD, localizado no Cemitério São João Batista, em MANAUS/AMAZONAS, na Quadra 7, sepultura 911, onde também jazem: seu tio ALEXANDRE CHEHIM HADDAD e o genro deste, BENJAMIM DE ASSIS SANCHES DE OLIVEIRA, marido de SAID HADDAD DE OLIVEIRA.

           O óbito de JOSÉ HADDAD foi atestado pelo médico CARLOS CIDADE e registrado no CARTÓRIO JOÃO NEVES FERNANDES.     


TIME DE SALIM HADDAD (2019)
               
FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TETRANETOS
TOTAL
7
10
-
-
-
17




    SALIM HADDAD

FILHOS: 1º -TATIANE-2º - SUELANE-3º -MARILENE-4º -SUZANY-5º -SALEM-6º -HABI-7º -SALIME.

Frases marcantes de Salim Haddad:
" E, é caboca?"
"Vai te fú, bombalá!"
" (Fulano) é um príncipe!"

TIME DE MARLENE HADDAD E FAUZI (2019)

FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TETRANETOS
TOTAL
4
5
-
-
-
9




    MARLENE HADDAD




FILHO DE KATIA: HALAS ABBAS. FILHOS DE MAHA: ROBEN E RALPH.

MARLENE HADDAD casou-se linda e maravilhosa no Líbano com seu primo FAUZI, um dos colaboradores da estruturação da nova Igreja Católica no Líbano.

      FAUZI afirmou categoricamente que ALEXANDRE CHEHIM HADDAD emigrou para o Brasil com sua esposa MARIA KARAM HADDAD antes do ano de 1904. À época, MARIA KARAM HADDAD estava em estado gravídico. ALEXANDRE desejava que o nascituro fosse homem para homenagear NAJEM HADDAD, seu pai. Entretanto, nasceu em Codajás-AM, uma bela moça que recebeu o nome de SAID KARAM HADDAD.

         Posteriormente, SLEIMAN HADDAD fez a pretendida homenagem no Líbano, batizando o seu 4º filho com o nome de NAJEM HADDAD.

             NABIL HADDAD, filho de MARLENE HADDAD relatou que entre o período de 1965 a 1968, BOUTROS HADDAD esteve no AMAZONAS, na Vila de Paricatuba, localizada no município de Iranduba, a 12 km de MANAUS. Celebrou missa, sendo o evento de repercussão. Segundo NABIL HADDAD, BOUTROS HADDAD foi recepcionado em MANAUS-AM por autoridades. 


 NABIL HADDAD & Companhia. Fonte:https://www.facebook.com/nabil.haddad.397?fref=ts


MARLENE HADDAD recordou que em 1962, aos 24 anos de idade, quando da sua emigração para o Líbano, se deslocou de MANAUS (veio de Codajás em 1940, com 4 anos de idade) com seu pai JOSÉ HADDAD para São Paulo, onde permaneceu até o seu embarque para o Líbano na casa de SAID HADDAD DE OLIVEIRA. Segundo MARLENE HADDAD, SAID HADDAD DE OLIVEIRA era uma mulher bonita elegante, efusiva e bondosa.

                               RUÍNAS DE PARICATUBA



 Fonte: No Amazonas é Assim.

TIME DE FELIPE HADDAD (2019)


    FELIPE HADDAD

OTIME DE EDUARDO HADDAD (2019)

FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TETRANETOS
TOTAL
3
4
-
-
-
7


    EDUARDO HADDAD
  
TIME DE JORGE HADDAD (2019)

FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TETRANETOS
TOTAL
3
4
-
-
-
7

    JORGE HADDAD
       Ana Júlia é mãe de Mathias 

TIME DE JOSÉ IVAN HADDAD (2019)

FILHOS
NETOS
BISNETOS
TRINETOS
TETRANETOS
TOTAL
3
-
-
-
-
3

   JOSÉ IVAN HADDAD

HADDAD É HADDAD!

MUITOS MÉRITOS PARA JOSÉ HADDAD, MARIA JOSÉ MUSSA HADDAD E DESCENDENTES!